Autor: Tatiana Laschuk

LinkedIn Creator | Designer e Professora por uma moda com impacto positivo no mundo | Consultoria e ensino em design têxtil e de moda sustentáveis.

Fórum ENAT, ocorreu na unidade Barra do SENAI CETIQT no Rio, no dia 18 de maio.

Qual será o futuro da moda em termos de materiais, cores e inovações para a Primavera/Verão 2024/25?

A resposta a esta pergunta foi o foco do Fórum ENAT que ocorreu na unidade Barra do SENAI CETIQT no Rio, no dia 18 de maio. O Fórum é um evento que antecede o ENAT, o reconhecido “Encontro Nacional de Tecelagem e Confecção” que aconteceu entre 1996 e 2011 e que agora volta repaginado para a edição de 2023!

No Fórum ENAT, a Fratelli Ricci, representada pela Tatiana Laschuk que é nossa embaixadora de corantes naturais, esteve junto a uma comissão de especialistas na área de moda, têxteis e inovação para chancelar a cartela de cores Pri/Ver 2024/25 que será lançada no ENAT durante o segundo semestre desse ano!

Parte do time de especialistas presente no Forum ENAT.

Essa cartela foi definida a partir de um material riquíssimo de pesquisa de tendências, apresentado pela Michelle Souza Pesquisadora do Inova Moda Digital, (plataforma que inclusive disponibilizará o material do ENAT mais à frente) e que trouxe um panorama das principais fontes de pesquisa internacionais como Première Vision e Texworld, e da expert em cores Blanca Lliahne trazendo insights sobre cores.

Michelle Souza, Pesquisadora do Senai e na Plataforma Inova Moda Digital.

O material apresentado agora deve auxiliar as empresas participantes do Fórum a realizar um trabalho interno para desenvolver materiais têxteis e superfícies inovadoras para o ENAT 2023.

E, apesar de todas essas novidades em cores e materiais terem data e lugar para acontecer, vamos dividir alguns insights que fazem sentido para a Fratelli Ricci Brasil e que farão parte das próximas coleções de moda ao redor do mundo:

Despertar para a sustentabilidade: o Designer

O designer é protagonista no despertar para a sustentabilidade e no desenvolvimento de novos produtos de forma consciente. Desde o início do projeto, com a escolha de materiais que prezam pelo fechamento do ciclo de vida, já pensando na biodegradabilidade ou reciclabilidade do produto.

Mas, atenção: além ter um viés sustentável, esses produtos devem estar ser bem resolvidos esteticamente, e aí, a indústria entra com força, aumentando o leque de possibilidades de materiais disponíveis para os designers.

Sustentabilidade dos materiais na fonte

As fibras naturais entram como um fornecimento responsável, respondendo a expectativa do consumidor por produtos sustentáveis.

Fibras de caule: linho, rami e cânhamo tem “credenciais de sustentabilidade”, e ganham nova aparência com estruturas que fogem do padrão comum.

Veja aqui o news completo!

Compartilhe este post, escolha sua plataforma!

Compartilhe este post, escolha sua plataforma!